Centro Português de Geo-História e Pré-História

 

O Centro Português de Geo-História e Pré-História (CPGP), formado em Outubro de 1993, constituiu-se como associação em 1995 (D.R., 3º série, nº 59 de 10/3/1995). Desde o seu início tem procurado, de forma continuada, cumprir os objectivos que deram origem á sua fundação: o fomento e desenvolvimento de actividades de investigação e divulgação nos campos científicos da Geo-História e Pré-História em Portugal. Neste sentido a actuação do CPGP pode ser dividida em dois tipos principais de actividades:

 

Investigação Científica: trabalhos de investigação de campo no âmbito da paleontologia e da arqueologia, trabalhos de gabinete e investigação de laboratório sobre os materiais recolhidos no decurso das campanhas de campo; Colaboração em trabalhos de investigação realizadas por outras instituições que se enquadram na área de estudo do CPGP; desenvolvimento de parcerias através de assinatura de protocolos com outros organismos.

 

A realização de trabalhos de investigação corresponde à dimensão prática das actividades do CPGP. Este tem desenvolvido ao longo da sua existência, uma política de intervenção de salvaguarda e estudo científico do património paleontológico e arqueológico. Destacam-se as sucessivas campanhas de trabalhos paleontológicos e arqueológicos na área do Cabo Espichel - Sesimbra, bem como o estudo prévio de impacto arqueológico do "Novo Aeroporto de Lisboa" (Ota), Santo Antão do Tojal, a realização da Carta Arqueológica do Concelho do Montijo e outros trabalhos de foro arqueológico e paleontológico noutras regiões do País, que contribuíram para o acervo que o CPGP possui actualmente.

 

É de referir ainda a acção do CPGP relativamente à salvaguarda do património, visto que não se limita a estudar os locais, como também a levantar problemas de conservação e sobretudo a propor soluções de conservação do património paleontológico e arqueológico.

 

Para a prossecução desta dinâmica de investigação, o CPGP conta com uma estrutura orgânica que assenta numa direcção geral científica. Esta direcção geral científica é constituída por gabinetes de investigação em paleontologia, arqueozoologia e arqueologia, e por uma área de museologia. Os das diversas áreas se encontram respectivamente distribuídos pelos gabinetes de investigação, de acordo com a sua formação académica e nos quais planeiam, executam e apresentam os resultados das suas investigações. Sendo de referir a colaboração sucessiva de especialistas de outras instituições científicas na elaboração de trabalhos de parceria com os nossos investigadores.

 

Actividades de divulgação: Exposições e conferências em escolas, museus e outros locais públicos, bem como publicações sobre temas ligados ao seu campo de estudo e investigação.

 

Organização de exposições temáticas, divulgando desta forma o acervo que o CPGP possui, dando simultaneamente a conhecer os resultados das investigações levadas a cabo.

 

Outra preocupação constante que o CPGP tem vindo a demonstrar é a sua acção pedagógica junto das instituições de ensino, passando a divulgar junto destas o conhecimento da Geo-História e da Pré-História.

 

O CPGP tem vindo também a desenvolver parcerias com Museus e autarquias e escolas, onde tem realizado exposições, conferências, congressos, colóquios e seminários. A organização de ciclos de conferências, seminários e jornadas é sem dúvida uma das melhores formas de divulgação científica.

 

Publicação de obras científicas. O CPGP tem dedicado grande atenção à divulgação científica: O Boletim do CPGP, publicação que remonta à origem do CPGP, onde se divulga actividades, descobertas e se publica pequenos artigos de divulgação; revista científica Evolução; livros (Os Dinossáurios, 1998; Os Elefantes Plistocénicos de Portugal, 2003; A Pré-História do Espichel, 2007; Arqueologia do vale do Tejo, 2008; Um Olhar Sobre a Pré-História do Espichel (catálogo da exposição com o mesmo nome), 2011.

Home > Centro Português....

Centro Portugês de Geo-História e Pré-História  Praceta Campo das Amoreiras, Lote 1, 2.º O, 1750-021 Lisboa - Portugal                                                                                                  CPGP 2015

Entidade de Utilidade Pública (DR.II, nº 145, de 28/07/2017)